Terminal José Campanha Wanderley

O novo espaço tem um total de 4.624,28 m² de área coberta
Prefeitura Boa Vista

O Terminal Urbano do Centro, José Campanha Wanderley, e a Praça de Alimentação Daicy Figueiredo Pereira foram inaugurados pelo Prefeito Iradilson Sampaio no dia 18/12/2006, na avenida Bento Brasil, Centro. Segundo informações do Departamento de Mobilidade Urbana da Empresa Municipal de Habitação e Urbanismo (Emhur), o novo terminal tem um fluxo estimado de aproximadamente 18 mil pessoas por dia, além do fluxo de passageiros dos táxis lotação.

O terminal é atendido por 15 linhas de ônibus com 50 veículos. A integração não sofreu mudanças com a inauguração do novo Terminal, sendo feita normalmente no Terminal de Integração João Firmino Neto, bairro Caimbé. A única alteração são as linhas diretas, ou seja, as que não passam pela integração e seguem direto para o terminal do centro, para o embarque e desembarque de passageiros.

O novo espaço tem um total de 4.624,28 m² de área coberta. A obra possui também um box para Policia Militar, quatro banheiros adaptados para deficientes físicos, área coberta destinada para táxi-lotação, rampas de acesso para deficientes físicos, uma sala destinada para administração, fiscalização da Emhur e sala de som, bancos, assentos e lixeiras e um ponto de atendimento do Tribunal de Justiça. Durante a construção do Terminal, foram gerados mais 300 empregos diretos e indiretos.

A estrutura moderna segue o padrão de construção das obras realizadas pela Prefeitura no centro histórico de Boa Vista, e finaliza o processo de revitalização da área. Para facilitar a localização dos passageiros, foram instaladas placas de orientações, além de um mapa com o itinerário completo dos ônibus. Os passageiros também têm acesso à informação sobre o itinerário das rotas dos ônibus nos painéis eletrônicos instalados em locais estratégicos no Terminal de Integração João Firmino Neto.

A Praça de Alimentação possui passeio, meio-fio, lanchonetes, bancos, iluminação externa, jardineira e estacionamento lateral. A estrutura ficará aberta ao público todos os dias, das 5h da manhã às 24 horas. A Praça oferece ainda diversos serviços à comunidade por meio dos 95 vendedores ambulantes que foram instalados no local.

Todos os vendedores cadastrados trabalhavam no antigo terminal do Centro. Por meio do Programa Braços Abertos, eles foram cadastrados e transferidos para os novos boxes que atendem as normas da Vigilância Sanitária. Os comerciantes ocupam atualmente 35 lanchonetes; quatro boxes para conserto e venda de relógios; dois para vendas e fabricação de sapato; um para conserto de celular e vendas de acessórios; 53 bancas diversas e uma nova unidade da Farmácia Popular, que venderá remédios até seis vezes mais baratos que nas farmácias comuns.