segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Corredor de ônibus da Sete de Setembro começa neste sábado

18/11/2010 - Prefeitura de Porto Velho

 
A partir deste sábado, dia 20, o corredor exclusivo para ônibus coletivo começa oficialmente a ser utilizado na Avenida Sete de Setembro. O corredor inicia na Avenida Rogério Weber e termina no encontro das Avenidas Nações Unidas e Sete de Setembro. Nesta quinta feira, 18, a secretaria municipal de Trânsito e Transportes (Semtran), já iniciou a transferência dos taxistas da Sete para os novos pontos de táxi localizados nas sub esquinas com a própria Sete de Setembro, a única exceção é o ponto de táxi da praça Jonathas Pedrosa.


Durante duas semanas a fiscalização de trânsito da Semtran vai orientar os condutores de veículos, de motocicletas e de ônibus para as novas regras de tráfego dentro do trecho do corredor de ônibus. "O prefeito Roberto Sobrinho, mais uma vez, faz importantes ajustes no sistema de trânsito de Porto Velho, para modernizar e tornar mais seguro o tráfego de veículos. Com este novo corredor exclusivo para os coletivos, todos saem ganhando, principalmente o usuário do sistema que ficará menos tempo na parada esperando o ônibus e o fluxo de veículos ficará mais rápido, pois os coletivos e os demais veículos estarão utilizando faixas de rolamento distintas", destacou Fernanda Moreira, secretária Semtran.


 
O corredor está instalado do lado direito da via e tem aproximadamente quatro metros de largura. O restante da Avenida foi dividido em três partes, duas para o rolamento de veículos e a outra do lado esquerdo, está destinada para o estacionamento de motocicletas e demais veículos. Segundo a secretária, as linhas foram mantidas, mas os pontos de paradas dos ônibus foram afastados uns dos outros para que os coletivos tenham mais espaço para chegar e sair, evitando assim, principalmente nos momentos de maior movimento, o engarrafamento, a fila dupla e o congestionamento de ônibus, "para isto instalamos as paradas seletivas, com as novas placas informativas, assim os ônibus param em pontos específicos e o trânsito flui melhor, além de aumentar a segurança tanto para o pedestre, quanto para os outros motoristas", explicou Fernanda Moreira.

 
As sinalizações vertical e horizontal foram todas refeitas e ampliadas, inclusive todos os semáforos da Sete de Setembro, também foram substituídos por novos modelos com marcadores de tempo.

Estacionamentos e Segurança

De acordo com o planejamento da Semtran, o estacionamento do lado esquerdo foi escolhido para facilitar a visibilidade dos condutores e pedestres que pretendem entrar na Sete de Setembro.  
As motocicletas têm estacionamento exclusivo próximo às esquinas e os veículos no meio das quadras. Também para garantir a segurança e a visibilidade, as esquinas foram demarcadas com limite máximo de estacionamento.
 
A secretaria está distribuindo para os pedestres, usuários de coletivos, taxistas, motoristas de ônibus, de caminhões e motoristas em geral panfletos informativos sobre as novas alterações e melhorias implantadas na Sete de Setembro, além de poder responder pessoalmente sobre as possíveis dúvidas.
 
A prefeitura também está realizando estudos sobre os trânsitos das Avenidas José Amador dos Reis, na zona Leste, e da Jatuarana, na zona Sul. Estas Avenidas também serão modernizadas para atender a realidade de cada uma.

Por: Fabrícius Bariani
Fotos: Medeiros & Quintela


Nenhum comentário:

Postar um comentário