Porto Velho: Corredor de ônibus pode ser usado por outros veículos para conversão à direita

09/12/2010 - O Nortão

O secretário municipal de Transportes e Trânsito de Porto Velho, Itamar Ferreira, explicou mais uma vez na tarde desta quarta feira (8), que o corredor exclusivo para ônibus na Avenida Sete de Setembro, pode ser utilizado por outros veículos, mas apenas no momento de fazer a conversão à direita. A medida foi tomada com o objetivo de diminuir o tempo de percurso dos coletivos e evitar congestionamentos, principalmente nos horários de pico.

De acordo com Itamar Ferreira, o corredor foi implantado no último dia 20 de novembro e está devidamente sinalizado com faixa de uso exclusivo para ônibus. No entanto, fiscais de trânsito estão em pontos estratégicos distribuindo panfletos explicativos sobre as mudanças feitas pela prefeitura e prestando orientações aos condutores.

O que os condutores de outros veículos não podem fazer é trafegar por toda extensão do corredor, que inicia na Rua Rogério Weber e termina nas Nações Unidas, mas não é proibido nenhum tipo de conversão à direita por conta da faixa exclusiva para o transporte coletivo. “Qualquer motorista que precisar fazer conversão para a direita, quer seja na Av. Campos Sales, Tenreiro Aranha ou Joaquim Nabuco, deve ligar a seta antes, a uns 20 metros, e entrar no corredor para fazer a manobra normalmente. Isso não constitui infração e os condutores de ônibus devem respeitar”, esclareceu o secretário.

Itamar Ferreira adiantou que nesses poucos dias de funcionamento do corredor de ônibus, os técnicos da Semtran constataram que o trânsito melhorou sensivelmente na principal avenida do centro de Porto Velho. “A medida permite maior agilidade no fluxo de veículos, além de evitar acidentes e aqueles constantes congestionamentos”, avaliou.