segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Prefeitura inicia implantação do “Corredor de Ônibus”

29/09/2010 - tudorondonia.com

Alteração será na avenida Sete de Setembro, entre Rogério Weber e Nações Unidas

Organizar e modernizar o trânsito, agilizar, diminuir o tempo de espera e tornar mais seguro o sistema de transporte coletivo de Porto Velho. Estas são as principais metas que devem ser alcançadas com a implantação do “Corredor de Ônibus” no centro comercial. A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de trânsito e transportes (Semtran), iniciou as primeiras alterações na Avenida Sete de Setembro, da Rogério Weber até a Avenida Nações Unidas, liberando todo o lado direito da grande avenida apenas para os coletivos. Dentro deste perímetro, que recebe 95% das linhas de ônibus, será o “Corredor de Ônibus”, da capital.

De acordo com a secretária da Semtran, Fernanda Moreira, o prefeito Roberto Sobrinho sempre se preocupou com a qualidade do sistema de transporte urbano, devido ao grande número de pessoas que são transportados diariamente, para que este sistema estivesse sempre em condições de atender a demanda, que cresceu muito nos últimos tempos.

“Estamos realizando a implantação deste projeto que beneficiará diretamente a rotina dos usuários dos transportes coletivos, que terão mais segurança durante o embarque e desembarque, como também o trânsito no centro da cidade, indiretamente relacionado às demais paradas dos ônibus, fora do corredor, uma vez que estes coletivos estarão dentro do cronograma de tráfego em outras vias, principalmente nos horários de picos, do fluxo dos veículos e pedestres”, explicou a secretária.

Mudanças

A Semtran já fez algumas alterações na Sete de Setembro para implantar o projeto. Em frente à praça Jônathas Pedrosa, foi demarcado do lado esquerdo o único ponto de táxi dentro da Avenida, no trecho do Corredor de Ônibus, os demais que existem do lado direito foram demarcados nas vias vicinais com a Sete de Setembro. A próxima etapa é preparar do lado esquerdo dos estacionamentos, para os carros e motocicletas. Conforme o projeto, as motocicletas ocuparão as pontas das quadras e os carros o meio. Uma sinalização especifica demarcará os novos limites para os estacionamentos, “assim vamos aumentar a capacidade dos veiculos a serem estacionados na via, além de melhorar a visibilidade dos condutores com relação às esquinas, já que estarão ocupadas por motocicletas”, destacou Fernanda Moreira.

A terceira etapa é a demarcação de todo o lado direito delimitando o corredor, e neste caso, serão utilizados os limites específicos para que apenas os coletivos utilizem o corredor.

Não será permitido o trânsito e nem o estacionamento, ou a parada de qualquer outro veiculo dentro do corredor, que não sejam os ônibus. A quarta e última fase será por em prática o novo sistema. A secretaria de trânsito também fará toda sinalização horizontal e vertical na Sete de Setembro para garantir ainda mais a segurança da via pública.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário