segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sistema de transportes renova frota de ônibus

13/07/2005 - Prefeitura de Porto Velho

Qua, 13 de Julho de 2005 04:22


A implantação do sistema de integração através do cartão eletrônico Leva Eu, tem gerado economia para os usuários, além da renovação da frota.

Em solenidade realizada às 10 horas desta quarta-feira (13), em frente ao Palácio Tancredo Neves, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho recebeu mais onze novos ônibus que passam a integrar o sistema de transporte coletivo da capital. A nova aquisição, por parte da empresa Rio Madeira, eleva para 24 o número de veículos adquiridos somente este ano e obedece ao calendário de renovação da frota estabelecido pela administração municipal.

Segundo explicou o secretário municipal de transporte e trânsito, José Cláudio Carvalho, com essas novas aquisições a idade média da frota que faz o transporte coletivo de Porto Velho passa para cinco anos, obedecendo o que estabelece o contrato de concessão com o Consórcio Vale do Guaporé, composto pelas três empresas que operam atualmente na capital - Seta, Três Marias e Rio Madeira. “Isso representa mais segurança, tranqüilidade e comodidade. Representa também o respeito, cuidado e atenção para com os usuários, por parte do prefeito Roberto Sobrinho”, destaca o titular da Semtran. Cláudio Carvalho ainda destacou as conquistas no sistema de transporte coletivo da capital nesses primeiros seis meses da gestão Roberto Sobrinho, como a implantação do sistema de integração através do cartão eletrônico Leva Eu, que tem gerado economia para os usuários, além da renovação da frota. O prefeito anunciou ainda a terceira ação que culminará com o Sistema de Integração Obrigatório. “Assim todas as linhas estarão integradas e vamos acabar de uma vez por todas com a demora de mais de uma hora em determinadas paradas”, disse, acrescentando que, além das melhorias no transporte urbano, a prefeitura as ruas recebem placas de identificação, as faixas de segurança estão sendo pintadas, especialmente as sinalizações noturnas. “Em breve, vamos começar a construir abrigos para passageiros. Para tanto, já temos recursos garantidos através do Ministério das Cidades”, informou.

Sistema Integrado Obrigatório

Segundo o secretário Cláudio Carvalho, o Sistema Integrado Obrigatório, anunciado pelo prefeito, será implantado até dezembro deste ano. “Um exemplo sobre este sistema é como vai ficar a linha de ônibus chamada Coca-Cola. Hoje o passageiro espera cerca de noventa minutos, porque é apenas um carro para atender esta linha. Com a implantação do sistema, o tempo de espera será reduzido para cerca de 25 minutos, pois o ônibus irá apenas até a BR 364 e de lá o passageiro pegará outro ônibus, sem mais despesa, podendo, inclusive, pegar até três ônibus pagando apenas uma passagem”, explicou o secretário.

O secretário disse que prefeitura ouve sugestões e críticas da população. Exemplo disso é que, recentemente, os usuários solicitaram à Semtran um novo itinerário para os ônibus da linha Circular. Eles queriam que, além da parada normal, os veículos chegassem até o Cemetron. A proposta foi estudada e a prefeitura, junto com os empresários, atendeu à proposta.

Porto Velho tem atualmente 157 coletivos que atendem a 46 linhas, sendo uma das frotas mais novas do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário