Prefeitura de Belém lança licitação para ônibus sobre trilhos

19/11/2011 - O Liberal

Uma obra de R$ 400 milhões de reais que pode solucionar o problema diário de cerca de 600 mil pessoas em Belém, usuárias do corredor de tráfego que vai de Icoaraci a São Brás. Essa é a proposta de implantação do Bus Rapid Transit (BRT) em Belém, obra para a qual foi lançado ontem pela Prefeitura Municipal de Belém (PMB) um edital para uma licitação internacional, ou seja, empresas de todo o Brasil e do exterior podem concorrer e pleitear a execução da obra, que tem um cronograma de execução de 15 meses, caso seja realizada sem interrupções. O BRT é um sistema de ônibus sobre trilhos de alta capacidade que provê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade, concebido para servir pelo menos 45 mil passageiros por hora. 




Hoje existem em todo o mundo mais de 160 sistemas BRT operando ou em construção, por terem se tornado a melhor escolha para a mobilidade urbana em 23 países dos cinco continentes. Apesar da origem do BRT ser baseada em ônibus, o transporte tem pouco em comum com os sistemas tradicionais de ônibus. A maioria dos BRT’s implantados com sucesso, como em Curitiba (PA), opera com corredores exclusivos ou preferência para a circulação do transporte coletivo, embarques e desembarques rápidos, através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos, entre outras vantagens. 

O prefeito de Belém, Duciomar Costa, afirma que lançou a licitação após ter a garantia de parte dos recursos pelo Governo Federal. Ele também foi buscar informações e modelos de uso do BRT, e diz que para Belém essa é a melhor opção em relação, por exemplo, à construção de um metrô.

"Muitas pessoas podem perguntar porque não um metrô, mas essa opção, por ser uma obra de alto impacto ambiental, só tem sido adotada por muitas cidades que realmente não possuem mais outras alternativas. No caso desse corredor da nossa capital, o BRT é perfeitamente viável e não apresenta impactos ambientais, sendo inclusive muito menos prejudicial ao meio ambiente que os ônibus tradicionais que hoje circulam ao longo da rodovia Augusto Montenegro até São Brás", ressalta o prefeito.