Em Manaus, Avenida das Torres deve ganhar corredor exclusivo para ônibus

06/01/2012 - D24 AM

No próximo dia 17 (terça-feira) de janeiro, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), realizará uma audiência pública para a apresentação das condições gerais do processo de construção do corredor exclusivo de ônibus da avenida das Torres, que compreende os trechos 2, 3 e 4. O evento será realizado, a partir das 9h, no auditório da Seinfra (alameda Cosme Ferreira, nº 7.600, Coroado III, zona leste).

O convite para a realização desta audiência atende ao que determina a Lei nº 8.666/93, e é direcionado à toda sociedade civil organizada, órgãos governamentais e não governamentais ligados à infraestrutura. Esta nova intervenção do Governo do Estado do Amazonas está inserida no Plano de Intervenções Viárias elaborado por determinação do governador Omar Aziz para facilitar o tráfego de veículos no perímetro urbano de Manaus.

A secretária estadual de Infraestrutura, Waldívia Alencar, explica que o objetivo é oferecer alternativas de escoamento e tráfego de veículos para evitar os engarrafamentos constantes verificados nas principais artérias da cidade. “Esta nova etapa terá uma extensão de 11,2 quilômetros e vai facilitar o trânsito de ônibus”, destacou a titular da Seinfra.

Atualmente, a avenida das Torres possui seis pistas largas para o tráfego de veículos leves e pesados, interligando as zonas norte e centro-sul da cidade. De acordo com o projeto de extensão, haverá a ligação com a avenida Max Teixeira até a avenida do Turismo, dando acesso direto a AM 010; a ligação Flores-avenida das Torres e a conexão do Complexo de Flores com a avenida do Turismo e avenida Coronel Jorge Teixeira; a articulação viária nos Franceses, com duplicação da estrada e a sua extensão desde o bairro Campos Elíseos até a avenida Torquato Tapajós.