Porto Velho recebe oito novos ônibus nesta sexta-feira

13/01/2012 - Prefeitura de Porto Velho

A população da capital de Rondônia já pode usufruir de novos veículos no transporte coletivo. Cada um deles, custou à empresa Rio Madeira, 230 mil reais, totalizando um investimento de 1 milhão e 840 mil reais. Cada um tem capacidade para 73 passageiros, sendo 42 sentados e 31 em pé. Todas as unidades foram financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

A solenidade de entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira (23), na praça João Nicolleti, em frente a sede da prefeitura. Estiveram presentes o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, o secretário municipal de Transportes Urbanos, Cláudio Carvalho, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Hermínio, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte (SET), Ronaldo Marciano, além dos vereadores, Alan Queiroz, Chico Caçula, Ted Wilson, Pitico Vilela e Juarez Taques.

Já foram entregues até o momento, 24 ônibus. Até o final de dezembro, vamos entregar mais oito, totalizando 32 veículos. Destes, seis foram adaptados para os portadores de necessidades especiais. É o compromisso que firmamos com a prefeitura de Porto Velho e o Ministério Público para oferecer um transporte de qualidade à população, destaca o presidente do SET, Ronaldo Marciano.

Com a entrega destes ônibus que vão substituir veículos velhos, a idade média da frota portovelhense cai para quatro anos. É uma das mais novas do Brasil. A meta da prefeitura de Porto Velho junto com a Semtran é colocar mais 20 coletivos novos em circulação em 2008, revela o secretário municipal de Transportes, Cláudio Carvalho.

Estes veículos novinhos em folha, vão dar agilidade, e principalmente, conforto ao trabalhador e estudante que utiliza o sistema da nossa capital. Afinal, nossa cidade está crescendo e devemos oferecer um transporte coletivo digno para eles. Este é um compromisso que eu tenho com cada pessoa que precisa destes ônibus, aponta o prefeito Roberto Sobrinho.

Roberto destacou ainda outras ações da prefeitura como a instalação de novos abrigos, sinalização de ruas e avenidas e instalação de semáforos sincronizados, em fase experimental na Carlos Gomes, que permite o tráfego fluir com maior velocidade. A construção de marginais e viadutos é outro projeto já aprovado pelo Ministério dos Transportes que vai contribuir para melhorar o trânsito da cidade.

No final da solenidade de entrega, o pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus (Catedral Metropolitana de Porto Velho), abençoou os veículos, motoristas, cobradores e usuários. Aceitei o convite para agradecer a Deus, juntamente com todos que estiveram presentes, por lembrarem da nossa população. Além disso, não é só contar com unidades novas. Também é importante a proteção do nosso pai, afirma o padre Franco Albanesi.

Informações da Prefeitura de Porto Velho