Abrigos de ônibus 100% ecológico em Rio Branco

27/07/2011 - O Rio Branco

Postado por Fortalbus

A apresentação foi feita no hall da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) com a presença do assessor do governador Tião Viana, Fábio Vaz; do secretário Municipal de Serviços Urbanos, Cezário Braga; o superintendente do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo, e empresários.

O lançamento do mourão como mais um item do portfólio de produtos da PlasAcre foi marcado pela apresentação do protótipo de um abrigo de ônibus 100% ecológico. O abrigo foi construído com ripas e telhas plásticas, usando-se apenas umas poucas peças de madeira e parafusos para sua fixação.

Angelim citou a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE) como fomentadora da iniciativa que está investindo no aproveitamento de material plástico para produzir peças inovadoras na construção civil. “Isso aqui prova que quando se aposta na inovação você pode ter um grande resultado”, disse Edvaldo Magalhães.

As peças usadas no abrigo são em polietileno obtido da reciclagem de sacolas plásticas, frasco de detergente, desodorante e outros. 70% da composição do mourão são materiais plásticos e 30%, serragem. “A previsão é que tenha uma vida útil de 40 a 50 anos”, disse Éder Santos, sócio da PlasAcre. A telha do abrigo contém produtos contra incêndio e anti-UV, que não se destroem com o fogo e o calor do sol.