Usuários apontam principais problemas do transporte coletivo

30/06/2012 - O Coletivo

Com a chegada do período eleitoral e as convenções se aproximando o jornal O Coletivo foi às ruas para saber dos usuários do transporte coletivo quais os principais problemas encontrados por eles, que utilizam o serviço diariamente.

A maioria dos usuários entrevistados reclamava da falta de conforto dos ônibus, paradas e estações que não ofereciam condições adequadas para que os passageiros pudessem se acomodar.

São inúmeras as reclamações atrasos nos horários, más condições dos veículos e preço alto. Estes também foram problemas apontados pelos usuários ouvidos pela reportagem com relação ao transporte coletivo urbano. A aposentada Vanda Gonçalves reclama que alguns veículos da frota estão em péssimas condições e precisam ser substituídos.

Já a ajudante geral Carolina de Jesus Pereira se queixa dos atrasos nos horários, o que obriga as pessoas a sair muito mais cedo de casa para não perder seus compromissos. O técnico em segurança do trabalho Lucas Carvalho aponta o preço da tarifa como impedimento para a utilização assídua do serviço. "É muito caro. Se usar quatro passagens para ir e voltar do trabalho, gasta R$ 10,00 por dia", comenta.

Altas temperaturas

A balconista Elizangela Medeiros relatou que por diversas vezes já presenciou usuários passando mal ou se queixando do calor dentro dos ônibus. Segundo Elizangel falta ventilação adequada em algumas linhas e o usuário acaba sofrendo com as altas temperaturas.

Segundo explica Elizangela há alguns anos existia na capital uma frota de ônibus chamada de "frescão", os veículos possuíam ar condicionado e proporcionavam maior conforto para os passageiros. A balconista informou que a frota foi retirada, mas as empresas não justificaram o porquê da substituição.

Horários

Já o estudante Jamides Farias informou que o principal problema que ele enfrenta é o atraso nos horários de algumas linhas. Segundo o estudante muitas vezes ele chega atrasado ao trabalho e a faculdade por que o coletivo que seria utilizado não passou no horário correto. "Já cheguei algumas vezes atrasado ao trabalho por conta da demora do coletivo passar, e quando ele aparece o motorista está sempre em alta velocidade, gerando risco a segurança dos passageiros", ressaltou.

Renovação

A expectativa dos usuários é grande com relação à renovação da frota de veículos do transporte coletivo que vem sendo substituída gradativamente segundo afirmou o sindicato das empresas de ônibus.

Sem contato

Por diversas vezes tentamos contato com a empresa responsável pelo transporte urbano em Palmas mas não recebemos retorno de nossas ligações. O espaço fica aberto para as empresas ou sindicato caso queiram se manifestar.