Terminais de ônibus de Manaus deverão ser revitalizados, diz SMTU

12/09/2012 - G1

Segundo órgão, principais mudanças irão acontecer nos Terminais 3, 4 e 5. 'Uma reforma profunda será feira no Terminal 1', diz superintendente adjunto.
 
Terminal de ônibus localizado no centro de Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
Do G1 AM
De acordo com a SMTU, as principais mudanças irão acontecer nos Terminais 3, 4 e 5, onde será necessária uma revitalização e recuperação das passarelas que estão ligadas as obras do Monotrilho e BRT, que deverão atender o design previsto para o projeto. 

Ainda segundo o órgão, o Terminal 2, localizado no bairro Cachoeirinha, Zona Sul da cidade, necessita de um trabalho mais profundo pois a área não comporta as linhas atendidas e, com isso, será realizada uma realocação nas adjacências do local. Além disso, um arranjo interno de pistas deverá favorecer o acesso rápido e seguro aos terminais de ônibus.
Para o superintendente adjunto, Antônio Norte Filho, no Terminal 1 será feita uma reforma profunda e não a retirada do Centro. "Retirar o T1 da Avenida Constantino Nery seria muito prejudicial à mobilidade urbana, visto que este é um dos pontos mais importantes de integração física do transporte urbano de Manaus", relatou.
O superintendente também afirmou que o Terminal 1 irá passar por uma readequação viária no trecho entre as ruas Ayrão e Leonardo Malcher, com o objetivo de buscar novas alternativas de melhoria na mobilidade urbana e democratizar o acesso ao espaço.“O estudo feito é uma radiografia dos equipamentos públicos expostos para a sociedade, afinal, a integração dos meios de transporte público reveste-se de uma importância política, pois não adianta somente inaugurar, é preciso manutenção”, explicou.
Já a analista de transportes urbanos da SMTU, Ivanilde Oliveira, falou sobre os principais problemas encontrados durante o estudo. “Em todos os terminais foram constatadas as mesmas situações: depredação, problemas no pavimento, falta de sinalização e ocupação de espaço pelos camelôs que tiram o conforto da população”, completou. 

Para ler mais notícias do G1 Amazonas, clique em g1.globo.com/amazonas . Siga também o G1 Amazonas no Twitter e por RSS .