BRT de Belém é aberto hoje sem articulados e inauguração

31/01/2014 - Diário do Pará

A partir das 7h de hoje, começam a circular no corredor exclusivo do BRT, os ônibus das linhas expressas que farão viagem sem paradas para embarque e desembarque, no trecho a partir dos elevados do Entroncamento até São Brás, nos dois sentidos.

O usuário vai poder identificar essas linhas através do letreiro azul com a identificação "expresso”, que estarão fixados no vidro frontal e nas laterais dos ônibus. No total serão 120 veículos, o equivalente a 30% da frota de 19 linhas, sendo nove as que vêm da Augusto Montenegro para acessar a Almirante Barroso e dez as oriundas da BR-316.

Essas linhas, que estarão sujeitas a aumentar de número gradativamente, baseado em estudos técnicos, funcionarão nesse trecho até a conclusão do BRT, quando será feita a substituição das linhas pelos ônibus articulados, que serão os únicos a circular no corredor, segundo a prefeitura.

O usuário que precisar saltar em algum trecho da avenida Almirante Barroso deve pegar os ônibus que permanecerão circulando fora do corredor exclusivo, sem a identificação expresso.

Sem articulados

Durante entrevista coletiva, o prefeito Zenaldo Coutinho esclareceu algumas indagações que, segundo ele, têm sido feitas com frequência desde o anúncio da circulação das novas linhas no corredor.

"Muita gente me pergunta porque não vamos colocar para circular desde já, os ônibus articulados do BRT, em vez das linhas expressas. Estamos trabalhando para que até o dia 15 de fevereiro possamos realizar licitação para a que as obras da Augusto Montenegro sejam finalizadas, e assim o projeto possa funcionar de forma completa. Sem a conclusão da obra, os usuários teriam que descer do ônibus ao chegar no início do corredor, pegar o BRT, e ao chegarem a São Brás, teriam que descer novamente para pegar outro ônibus a seu destino, e vice-versa no retorno. Ou seja, em vez de facilitar, iríamos dificultar mais ainda a vida do usuário. Não há como colocar para funcionar os ônibus do BRT antes da conclusão total da obra”.

De novo, promessas

Ainda durante a coletiva de ontem, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, avisou que a prometida cerimônia de inauguração do BRT foi adiada. "Como a obra tem participação do Governo Federal, optamos para realizar a cerimônia com a presença da presidente Dilma Rousseff, que virá a Belém no final de fevereiro, provavelmente no dia 28. Neste dia, realizaremos o descerramento de placa no Entroncamento”, garantiu.

No horário marcado para a liberação das linhas expressas, o prefeito estará na Praça do Operário, em São Brás, para seguir em uma viagem de teste em um dos ônibus expressos.

Prepare-se: dia pode ser confuso

Com a funcionalidade das linhas expressas hoje, certamente muitas dúvidas por parte tanto dos usuários, quanto dos operadores devem surgir. De acordo com a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), uma equipe de orientação estará atuando em torno do corredor exclusivo, bem como nos 12 cruzamentos com semáforos da Almirante Barroso, com uma atenção especial aos pedestres. Serão 20 agentes de trânsito e 15 de transporte da Semob, 40 homen s da Guarda Municipal e ainda 25 agentes educadores também da Semob. Cinco viaturas e nove motos atuarão no trabalho. Os agentes terão apoio ainda de dez agentes do Detran e da Polícia Rodoviária Federal, na BR-316.