Convênio em Belém agiliza integração entre ônibus e linhas fluviais

02/05/2015 - O Liberal - PA

Um convênio de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado, através da Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH), promete agilidade no avanço das obras e excelência técnica dos projetos de transporte público. O acordo foi garantido na quarta-feira passada, 29. A ideia é que as linhas fluviais se integrem às linhas de ônibus convencionais e ao sistema BRT. Os terminais hidroviários já existentes estão localizados no Ver-o-Peso, Icoaraci, Outeiro, Mosqueiro, Cotijuba e Praça Princesa Isabel. Há previsão de construção de outros no Porto da Palha, Ilha Grande, Combu e Universidade Federal do Pará (UFPA).

Para a gestão municipal, a integração entre os diferentes tipos de transporte é uma necessidade e, ao mesmo tempo, uma das soluções para desafogar o trânsito que hoje prioriza o modal rodoviário, na capital paraense. O prefeito Zenaldo Coutinho informou que Belém tem dez portos aprovados no Ministério das Cidades, porém é preciso aperfeiçoar os projetos, parte em que entra a parceira com a CPH. "Isso é mais um avanço na integração do transporte rodoviário com o fluvial. Por vocação, Belém é uma cidade que tem os rios como ruas e isso precisa ser aproveitado", disse, ao acrescentar que a medida reforça a importância  da união de esforços entre os governos federal, estadual e municipal.

Coutinho antecipou que uma licitação será prioritária para a obra de um novo porto para o Ver-O-Peso, com recursos próprios. Na sua visão, o projeto é diferenciado por se tratar de um terminal flutuante. A expectativa do prefeito é que o porto esteja pronto, em condições dignas para o embarque e desembarque de passageiros, na festa de 400 anos da cidade.

O presidente da Companhia de Portos e Hidrovias, Abraão Benassuly destacou que o convênio é importante para dar mais celeridade à construção dos terminais, com a expertise e competência técnica para auxiliar nessa obra. "Queremos, em parceria com a prefeitura, oferecer projetos dignos e modernos, como esse do terminal flutuante no Ver-o-Peso, que vai atender com conforto a população", afirmou.