quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Arthur Neto: implantação do BRT é prioridade para Manaus

03/11/2016  - Band - AM

O Bus Rapid Transit (BRT), projeto que contempla a construção de mais sete terminais de integração, quatro Estações de Conexões e 50 km de pista segregada para uso exclusivo do transporte público, será prioridade central no segundo mandato do prefeito Arthur Neto. 

O custo total da implantação do BRT é de cerca de R$ 1,2 bilhão, a proposta mais barata, segundo a Prefeitura de Manaus. 

Atualmente, o projeto está no Ministério das Cidades para aprovação e liberação de recursos e o projeto das intervenções viárias estão internados na Comissão Andina de Fomento (CAF). 

Dentro do projeto, o primeiro terminal a ser construído é o T6, no bairro de Santa Etelvina, zona norte. O trecho compreendido entre o terminal 6 e os cruzamentos da Max Teixeira e Torquato Tapajós, uma extensão de 7,4 quilômetros, será integrado ao BRT. 

A proposta contempla, ainda, a construção de viadutos, passagens de níveis, alargamento de pistas e construção de uma via exclusiva para ônibus, e que, segundo Arthur, deve durar cerca de 40 meses para finalizar. 

O projeto terá a frente o vice-prefeito Marcos Rotta. Ele será o responsável pelo gerenciamento de ações e informações de um projeto que envolve secretarias diversa, como explica o prefeito. 

“Nós temos que desencavar e avançar no projeto do BRT. O Marcos Rotta vai cuidar disso. Ele serà o coordenador dessa área de transporte e trânsito, coordenando os secretários no projeto. E como vice-prefeito terá todo espaço para nos ajudar a resolver ao longo de um mandato um problema grave que é o trânsito e transporte de Manaus”. 

O sistema BRT compreende dois corredores: o BRT Norte-Centro e o BRT Leste-Sul. Os dois eixos têm extensão total de 49,6 quilômetros que se somarão a outros 39,7 quilômetros de vias preferenciais. 

O primeiro a ser implantado será o Norte-Sul, que parte do T4 e desenvolve-se pelas avenidas Camapuã, até o T3, e daí pela Noel Nutels e Max Teixeira até o cruzamento com a Torquato Tapajós, onde será integrado ao fluxo que virá do T6, seguindo pela Torquato, Constantino Nery até o cruzamento da rua Leonardo Malcher. 

Neste trecho, serão construídos os T7, ainda na Max Teixeira, o T8 e o T9, na Constantino Nery, além das Estações de Conexão C4 e C1. Todo esse trecho desenvolve-se em dois sentidos. 

A partir deste ponto, o BRT Norte-Centro desenvolve-se em sentido único pelas avenidas Epaminondas, Floriano Peixoto, Getúlio Vargas e Leonardo Malcher, atingindo a Estação de Conexão 0 (C0). Nesse trecho haverá, também, necessidade de abertura de uma via complementar. 

Já o corredor Leste-Sul, que também começa no T4, desenvolve-se pela Autaz Mirim até o T5, percorre a Cosme Ferreira até a C3 que será construída nas imediações do Complexo Viário Gilberto Mestrinho, seguindo pela Rodrigo Otávio e Marginal do Igarapé do 40, até o Terminal 2, entre os bairros de Educandos e Santa Luzia, seguindo para a Manaus Moderna até atingir a C0.

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