Palmas já tem ônibus coletivo com itinerário exclusivo para unidades de saúde públicas e privadas

29/06/2017 - O Girossol

A linha garante a integração do passaporte urbano do usuário com outras linhas do sistema de transporte público da Capital, garantindo cobrança unificada

Aline Batista

Palmas já tem ônibus coletivo com itinerário exclusivo para unidades de saúde públicas e privadas

Começou a circular nesta quinta-feira, 29, em Palmas, uma nova linha de transporte público voltada ao atendimento de passageiros que buscam acesso aos serviços públicos e privados de saúde na Capital. A linha garante a integração do passaporte urbano do usuário com outras linhas do sistema de transporte público da Capital, garantindo cobrança unificada. Além de novo, o ônibus que atende a Linha Saúde é climatizado, possui sinal de internet, elevador para acesso de cadeirantes, maca com cinto de segurança, balão de oxigênio e botão de emergência para acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em caso de urgências.

Quatorze novos pontos de ônibus foram criados para atender a linha 212, cujo itinerário se inicia na Estação de Integração Xambioá, na Avenida Theotônio Segurado (Quadra 601 Sul/Arso 60), e passa pelas seguintes unidades de saúde: IOP, Hospital Santa Tereza, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital Unimed, Hospital e Maternidade Cristo Rei, Life Center, AKC, Hospital Urológico de Palmas, Hospital Infantil de Palmas (HIP), Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), Hospital Geral de Palmas (HGP), entre outras que ficam nas imediações destas referências .

De segunda a sexta-feira, a freqüência inicial será de 60 minutos entre os horários das 7 às 23 horas. Aos sábados e domingos, a freqüência será de 120 minutos, tempo que pode ser reduzido de acordo com o crescimento da demanda. "A ideia é que a pessoa possa sair de uma unidade de saúde e, em vez de descer e pegar outro ônibus, ela possa seguir com aquela mesma linha para outra unidade para realização de exames, por exemplo. Acreditamos que à medida que se oferece o serviço, a procura vai aparecer. Como o transporte é flexível, à medida que você tem procura e necessidade, a gente aumenta o atendimento", disse o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Palmas (Seturb), José Antônio dos Santos Júnior, acrescentando que os motoristas que atenderão a linha também participarão de curso de primeiros socorros.

A estudante Gabriela Natasha Olinda viu a identificação da nova linha na estação Xambioá e gostou da novidade. "Vai ajudar bastante, conheço pessoas que já precisaram, com certeza vai ser útil", disse.

Destino Saúde

A novidade é um diferencial que faz parte do Palmas Destino Saúde, projeto de divulgação da Capital como polo especializado em serviços de saúde. "A gente vem insistindo muito no grande potencial deste segmento. Cada vez mais recebemos gente de todas as regiões e precisamos da parceria da área pública e da privada para fortalecer este conceito. Este ônibus começa a percorrer todas as grandes unidades de saúde Norte e Central e pode ser usada por qualquer passageiro, mas ele traz atrativos específicos para o setor de saúde", frisou o prefeito Carlos Amastha, no ônibus durante trajeto da linha, acompanhado de empresários do setor de saúde e técnicos do Município. Segundo Amastha, a prefeitura estuda ampliar o itinerário da linha para inclusão de serviços de saúde da região Sul.