Transporte coletivo é gratuito nesta véspera de Natal em Rio Branco


24/12/2023 - G1 AC

Segundo a RBTrans, intenção é de fazer com que a população seja incentivada a conferir a decoração natalina na Praça da Revolução, no Centro da capital. Medida começou no último domingo, 17 de dezembro, se aplica neste (24) e segue no próximo (31).


Medida também se estende na véspera de Réveillon, dia 31 de dezembro — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) afirmou que os três últimos domingos do ano terá tarifa zero nos ônibus da capital. De acordo com a autarquia, o objetivo é fazer com que as pessoas possam ter incentivo para prestigiar a decoração natalina no Centro da cidade.

A gratuidade, segundo do superintendente da autarquia, Benício Dias, vai valer para todos os passageiros da 0h às 23h59, dos domingos que antecedem o Natal e o Ano Novo.

"Isto é para que os pais de família tragam seus filhos, seus familiares, que todos venham à praça", disse.

O pedreiro Odair Moura foi um dos que utilizaram o transporte coletivo no último domingo (17), quando a medida já estava em vigor. Ele disse que não sabia da gratuidade. "Fui pagar e o motorista disse que era de graça, achei bom", falou.

Transporte público será gratuito em Rio Branco nos últimos dois domingos de 2023

"Então... é Natal"

Em montagem desde o fim de novembro, as estruturas que decoram o Centro da cidade tiveram investimento de mais de R$ 1 milhão, e contam com uma árvore de 16 metros e um 'túnel do tempo’ com luzes de LED.

Luzes natalinas cobrem parte da Avenida Getúlio Vargas — Foto: Val Fernandes/Assecom

Um dos espaços mais procurados pelas famílias que compareceram à festa, é a casinha do Papai Noel. Em 2021 e 2022, a decoração natalina da Prefeitura de Rio Branco foi alvo de polêmica nas redes sociais por conta da predominância azul nos enfeites. A casinha do Papai Noel, inclusive, chegou a ser pintada toda de azul.

Este ano, a estrutura foi feita em cores verde, dourada, branca, azul e alguns detalhes em vermelho. Dentro do local, há uma simulação de Iglu, tipo de habitação da neve, com a temperatura a 10ºC, onde o público poderá tirar fotos com os “bons velhinhos”.

Assim como ano passado, a Prefeitura de Rio Branco também vai premiar os moradores mais criativos. Será lançado um concurso para premiar o carro, motocicleta, bicicleta, casa e a rua mais enfeitada da capital acreana.

Link da Matéria, com vídeo